Blog

A importância da massagem para o corpo e para a alma

A importância da massagem para o corpo e para a alma

Felizmente, lá vai o tempo em que a massagem era considerada sem importância e encarada como uma regalia para quem tinha tempo e dinheiro para usufruir de momentos de conforto e relaxamento. Hoje, sabemos a importância da massagem para o corpo e para a alma, permitindo momentos de tranquilidade e permitindo atingir o equilíbrio que necessitamos para as nossa vidas, proporcionado pelos diferentes tipos de massagem. A massagem é um procedimento que permite a recuperação dos músculos, o equilíbrio do sistema nervoso, aumenta a imunidade pela estimulação da circulação sanguínea, melhora o funcionamento do sistema circulatório, diminui edemas, diminui cansaço das pernas, aumenta a absorção de cosméticos para a celulite e gordura localizada e provoca uma ótima sensação de relaxamento e bem estar. Infelizmente, muitas pessoas têm sintomas de ansiedade, stress, cansaço, dores musculares, dores nos joelhos e na região cervical. Nestes casos, a massagem pode ser um excelente aliado para cuidar do corpo e da mente. Podemos juntar tratamentos de massagem com outros tratamentos, nomeadamente tratamentos ao cancro, para aliviar sintomas e efeitos secundários. Juntamos uma dieta equilibrada, mais exercício físico e temos uma boa receita para o indivíduo recuperar a sua auto estima e o equilíbrio emocional.

É acima de tudo uma questão de saúde!

Desde que nascemos. Logo após o nascimento os pais devem iniciar com o seu bebé uma rotina de massagem. É uma forma de interagir com o bebé, aumenta o vínculo entre o bebé e os progenitores, promovendo o contato visual, da pele e as interações sonoras e sensoriais. Existem vários tipos de massagem: para diminuir as cólicas do bebé, estimular o sistema imunitário e a circulação sanguínea.

Desde que nascemos, até ao final da nossa vida, temos sempre razões para fazermos massagens, pois durante toda a nossa vida, temos de tratar da nossa saúde física e emocional.

  Muito importante é as massagens serem feitas por um profissional. O profissional começa por identificar a massagem mais adequada para os nossos objetivos e necessidades. Estes profissionais têm um vasto conhecimento em anatomia, neuropatia, fisiologia e psicologia, sempre com um ênfase nas técnicas e métodos de massagem. Além de que têm sempre um compromisso entre a ética e os resultados. Quando a massagem é feita por profissional, os resultados aparecem em menor prazo, com benefícios mais duradoiros e evitando complicações.   Existe vários tipos de massagem e pode escolher: linfática, relaxamento, terapêutica, modeladora, anti-celulite e desportiva. Também poderá optar por uma limpeza de pele e/ou fazer uma massagem ao seu bebê.  

Começamos por escolher um local onde podemos encontrar um bom profissional.

Antes de qualquer tratamento, nas nossa Farmácias, existe sempre uma consulta de avaliação. Esta consulta tem como objetivo o conhecimento do profissional e do utente e a recolha de informação. Informação da história clínica do indivíduo, problemas que existem e que já existiram, profissão e hábitos de vida. Desde questões físicas, psicológicas e emocionais. Tendo em conta estes dados e o objetivo do tratamento, é sugerido e tratamento e a sua duração.  

Como tudo na nossa vida, também as massagens comportam riscos.

Há situações, nas quais não devemos receber massagens. Podemos referir situações em que existem lesões na pele, febre, problemas articulares graves ou logo após intervenções cirúrgicas. Nestes casos, terá de existir uma indicação específica por parte do médico assistente. O tipo de massagem e a sua duração são definidos na consulta de avaliação, mediante o histórico da saúde e os objetivos pretendidos, garantindo assim um tratamento seguro e eficaz. Tal como o exercício físico, a massagem faz mais sentido se for regular, de modo a potenciar os benefícios que nos irá trazer. Durante as várias sessões de tratamento, é sempre feita uma reavaliação e desde modo poderá haver um ajustamento à técnica e á duração do tratamento.   As nossas Farmácias disponibilizam o serviço em vários dias da semana, embora o serviço esteja disponível por marcação. A marcação pode ser feita pelas redes sociais, por telefone, e-mail ou presencial. A primeira consulta é a consulta de avaliação, que é gratuita e também tem de ser agendada. Caso seja necessário, podemos fazer consultas no domicílio.  

Não há idade para fazer massagem, como já falamos, desde os bebés aos mais seniores, as vantagens são sempre muitas!

Venham ter connosco e usufruir destes tratamentos, certamente se irá sentir bem melhor!

Artigo elaborado pela nossa Farmacêutica - Catarina Ribeiro

  Gostou de ler este artigo? Visite o nosso Blog - Os nossos artigos, a sua saúde. Aqui encontra uma variedade de artigos para ler e que vai adorar!

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado January February March April May June July August September October November December